Fibra Capilar e sua Composição


A fibra capilar é composta de Carbono, Hidrogênio, Nitrogênio, Oxigênio e Enxofre, que juntos formam a proteína chamada Queratina.

A Queratina representa 85% da fibra capilar (45% de Carbono, 7% de Hidrogênio, 28 de Oxigênio, 15% de Nitrogênio e 5% de Enxofre), 12% é de água e os outros 3% é de lipídios.

O fio do cabelo é dividido em 3 partes:

Cutícula: É a parte externa da fibra capilar, é formada por escamas sobrepostas que protegem o fio. É responsável pela entrada e saída de água na fibra. É nela que a coloração, por exemplo, fica depositada. A cutícula é sensível à ação de produtos alcalinos como tinturas, descoloração, permanentes e alisamentos.

Córtex: É a segunda e principal camada onde é concentrado altos níveis de hidrogênio e oxigênio, que são responsáveis pela hidratação interna do fio. Também encontramos alta concentração de queratina, que define a elasticidade e resistência dos cabelos, e melanina, os grânulos de pigmentos responsáveis pela coloração dos fios. 

Medula: É a região central  que dá sustentação à estrutura do fio. Um eixo oco formado de fibras de queratina em pequenas cavidades.


Ouvimos muito falar por ai que devemos selar as cutículas do cabelo. Realmente, a região cuticular bem tratada torna os cabelos mais bonitos e vistosos. 


Os cabelos tem características distintas, pode ser liso, crespo, ondulado ou cacheado. As diferenças em suas características de comprimento, espessura e cor são determinadas geneticamente. Quanto ao aspecto pode ser seco, oleoso, normal ou misto. Uma pessoa pode ter espessura e volume diferentes em cada área da cabeça.


A melanina é responsável pela coloração natural dos fios, sendo a Eunelanina para a coloração escura e a Feomelanina para a coloração avermelhada. A presença, ausência ou mistura desses pigmentos é responsável pela enorme gama de colorações existentes. No caso dos albinos, que tem os cabelos amarelados, os fios não possuem nenhum tipo de melanina. Já os cabelos brancos surgem da queda natural de melanina em nosso organismo. 

As cabelos agem como um isolante térmico protegendo o couro cabeludo da radiação solar, funcionando como uma barreira física. 


Manter os cabelos sempre bonitos vai bem além de usar shampoos e cremes caros. Temos que entender sobre a estrutura capilar e ter uma rotina de cuidados para cada tipo de cabelo e suas necessidades. Se seu cabelo passou por processos químicos é indispensável o uso de produtos pós química, fazer uma reconstrução capilar é essencial para repor a massa perdida, principalmente pelo uso de hidróxidos e tioglicolatos que podem alterar fisicamente e quimicamente a fibra capilar. 


A região do cabelo que mais sofre danos é o córtex, devido a desorganização das escamas da cutícula deixando a fibra vulnerável às agressões exteriores. Acontece uma desconexão do córtex com a cutícula, os cabelos afinam  e ficam quebradiços, perdem o brilho e assim surge o frizz, deixando o toque áspero.

Espero que tenham gostado!!
É vida que segue e até o próximo post!!!

Comentários

Mais visualizadas da semana

Etapa de Reconstrução e produtos esolhidos (usando a máscara Origem Nazca)